Teologia e práticas do Ano Jubilar,Para obter a indulgência plenária
(24.12.2024 a 06.01.2026)
1.Sejamos todos peregrinos de esperança, realizando uma ou várias peregrinações às igrejas indicadas como distribuidoras das graças do Ano Jubilar (Santuário São José de Ribamar, Catedral, Santuário da Conceição, Santuário Nossa Senhora de Nazaré), com espírito de fé e de adoração a Deus. Essas peregrinações poderão ser realizadas de forma coletiva (romarias, procissões etc) ou individual;
2. A prática das peregrinações é essencial durante todo o jubileu. Elas podem também ser feitas na direção de pessoas carentes ou de instituições que promovem a caridade, o serviço aos mais pobres, da seguinte forma: escolher visitar e consolar o Cristo que sofre nos asilos, nas pessoas idosas e solitárias, nos presidiários, nas pessoas enfermas ou pobres, nas crianças abandonadas ou nos orfanatos... Durante essas visitas, doar quantias em dinheiro, cestas básicas ou outros bens que possam concretamente melhorar a vida e consolar o Cristo sofredor presente nelas.
3. Realizar a confissão completa e contrita, combatendo todo o gosto pelo pecado e fazendo propósitos sinceros de conversão e de mudança de vida;
4. Nas igrejas jubilares, participar da santa missa e comungar ou participar de uma adoração eucarística completa (no Santuário São José de Ribamar, as adorações eucarísticas acontecem todas as quintas-feiras e na primeira sexta-feira do mês, das 14:30 às 15:00) ou, durante a quaresma, participar da via-sacra completa (no Santuário São José de Ribamar, todas as quartas e sextas-feiras, a partir das 16:15).
5.Rezar pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e por suas intenções (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai ou outras orações);
6.Cada pessoa, fazendo as orações e seguindo o roteiro indicado acima, poderá obter, em cada dia do ano jubilar, até duas vezes a indulgência plenária, o perdão pleno de todos os seus pecados e das consequências destes. Uma das duas vezes, a indulgência poderá ser aplicada em benefício próprio e a outra, em benefício de pessoas já falecidas. Quando a intenção for obter a indulgência plenária em benefício de pessoas falecidas, priorizar a participação na santa missa com a comunhão eucarística.
7. Pessoas com dificuldade de locomoção: enfermos, idosos, presidiários, profissionais de saúde, cuidadores, e outras, em semelhante situação, poderão obter a indulgência plenária participando, através dos meios de comunicação (rádio, internet, TV etc), de celebrações ou de catequeses ministradas pelo Papa, pelo bispo da diocese ou pelos Santuários que distribuem as graças do ano jubilar e, durante essa participação, manifestar diante de Deus o arrependimento de todos os seus pecados e rezar o ato de contrição, o Credo Católico e as orações pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco.
Os padres cuidarão para que essas pessoas e todas as demais recebam o sacramento da reconciliação.
Devotos de São José, vivamos este Jubileu buscando em São José de Ribamar, peregrino de esperança, a inspiração para uma vida mais ajustada à vontade de Deus!
Padre Cláudio Roberto S. Cruz
Reitor do Santuário São José de Ribamar
Fotos: @ribamar_carvalho_photografia @pascom.sjr
Mais fotos no link abaixo:
Comentários